Mais uma receita. Torta com Recheio
Sempre quis aprender a fazer tortas. Não as de liquidificador, e sim as de massa dura. Fantástica é a massa, amassar os ingredientes com a mão, dar a consistência desejada e, após algumas semanas preparando sempre a mesma receita, perceber a sensibilidade crescente quanto às variações: mais manteiga, menos farinha, mistura farinha integral, e por aí vai. Massas sempre foram um segredo nunca antes partilhado comigo.
Lembro-me bem as tortas da minha mãe. Não eram saborosas. Lembro também as tortas da minha avó. Bem, não lembro tão bem assim das massas que ela fazia, e sim do recheio. Antes o recheio era mais importante - e ainda é, por certo - mas a massa ganhou a sua importância. É uma moldura que deve ficar inerte? Servir apenas de receptáculo ao recheio? Penso que não. Por hora, é claro.
Essa massa foi obtida na internet cerca de um mês atrás. Queria fazer algo leve com queijo cottage, e localizei uma receita de Torta com Peito de Peru e Queijo Cottage.
Vamos a ela:
Massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 1 clara;
- sal a gosto;
- 3 colheres de sopa de manteiga;
- um punhado de salsinha bem picada.
É só misturar tudo - com as mãos é mais divertido - e terás a massa em poucos minutos. As variações que tentei envolveram colocar mais mantega (fica mais quebradiça), e misturar 40% de farinha de trigo integral (fica mais dura, e um pouco mais pesada - e bem menos saborosa, apesar de supostamente mais saudável).
Recheio:
-200 g de peito de peru picado;
- 2 ovos (ou duas claras para ficar mais saudável);
- 1 colher de sopa de leite em pó (não obrigatório - até agora não sei exatamente o motivo desse ingrediente);
- um punhado de salsinha picada;
- um punhado de cebola picada;
- sal a gosto;
- queijo ralado.
- 200 g de queijo cottage
Misture tudo muito bem, exceto o peito de peru.
Abra a massa com um rolo, deixando-a bem fina. Unte uma assadeira média, vestindo seu interior com a massa. Despeje o peito de peru picado, e, sobre ele, o recheio. Salpique queijo ralado.
Leve ao forno pré-aquecido em 150ºC por aproximadamente 30 minutos.
Comigo e com R. sempre servimos quente.
Variações do recheio envolvem:
- Espinafre, Cottage, Claras
ou
- Escarola, Cottage, Claras
Hoje tentei essa última variação, mas não ficou muito bom. Inventei demais. Foi hoje o dia da farinha integral, então a massa não estava tão saborosa. E ao refogar a escarola, temperei com muita noz-moscada. E, para piorar, coloquei pimenta rosa esmagada. Não ficou como a da semana passada e no entanto R. repetiu o prato duas vezes. Eu? Quatro.
Acabou a torta.
Acabou o post.
Agora sim, boa semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário