sábado, 10 de julho de 2010

Penne ao Pesto, Morangos com Calda ao Balsâmico

Sábado. Uruguai x Alemanha. 

É a disputa pela 3º colocação na copa e, principalmente, pela experiência de perder a Copa ganhando o último jogo. Sempre considerei que o terceiro colocado, e uma disputa como essa, não deixa de ser um vitorioso. Menos que o Campeão, mais que o vice-Campeão. 

Antes do jogo, Penne ao Pesto Genovese. Delicioso! 

Receita: 

- Penne 
- Bastante manjericão fresco
- 1 dente de alho (e outro como reserva para acertar a dose) 
- Azeite 
- Pinnoli 
- Pecorino (ou Parmesão)


Admite-se também o uso de uma pequena quantidade de sal e pimenta branca.

Não vou indicar as quantidades. O ideal é ter um punhado de tudo e misturar aos poucos para acertar a textura, a cor, o sabor. É tão gostoso comer quanto fazer. Passo tudo no mixer, exceto o azeite, e, após, uso um pilão de madeira. Fica um unguento esverdeado e, pouco a pouco, adiciono o azeite e acerto a quantidade dos ingredientes. Mais verde? Manjericão. Mais queijo? Mais Pinnoli? Mais alho? À sua vontade.

Procurei receitas de pesto genovese em vários lugares, comi o pesto em vários restaurantes de várias cidades. Não em Gênova, infelizmente. A minha conclusão: é uma mistura mágica! E não há qualquer regra quanto à exata dosagem de cada um desses ingredientes. E é versátil. Com essa pasta também se pode fazer um risoto (sem o alho, porém), uma lasanha, e por aí vai.




Uma dica: o Pinnoli não é uma semente tão fácil de encontrar. É também não é um produto barato. Por isso, muitas receitas indicam nozes como substituto. Para usá-las, porém, sugiro retirar a casca que as envolve, pois alivia o amargor que elas dariam à pasta.

Como obremesa, uma receita inusitada. Do Santo Larrouse. Morangos em Calda com Vinagre Balsâmico. Limpo os morangos, cortando-os pela metade. Em uma caçarola, misturo 100 ml de água com 80 g de açúcar. Aqueço em fogo brando mexendo sempre até ferver. Após 2 minutos, acrescento duas colheres de sopa de vinagre balsâmico. Novamente mexo até ferver. Acrescento os morangos e, para variar, mexo até ferver. Retiro e coloco em taças individuais (essas são as quantidades indicadas no livro: depois de experimentá-la, em colocaria 1 1/2 colher do vinagre e deixaria a calda um pouco mais ao fogo, para a calda engrossa um pouco mais). 



Na geladeira até o início do jogo e, ao final, uma bola de sorvete de creme! Maravilhoso! É uma receita simples e inusitada, e com um sabor espantoso. 

Alemanha 1 x 1 Uruguai (por enquanto) 

Nenhum comentário: