domingo, 20 de fevereiro de 2011

Trio de Bruschettas

Hoje, pela manhã, R. e eu assistíamos ao Chef TV. Não sei ao certo o nome do programa, mas era um casal na cozinha. Ela, bastante desenvolta, falante. Diria, até, bonita (R. que não me leia -- ela não lê... ninguém lê). Ele, bem menos à vontade na televisão, e com a voz meio abafada. 


Enfim, aprendi com ambos a fazer esse trio de bruschettas maravilhosas. 


- Bruschetta na base de creme de ricota, com presunto de parma e aspargos tostados
- Bruschetta de chancliche, pimentão, azeitonas pretas e tomilho
- Bruschetta tradicional de tomate cereja, parmesão e manjericão fresco.

O que é comum a todas é o pão. Óbvio... Numa frigideira quente, deixo as fatias de pão italiano tostando, virando sempre para que adquira uma coloração dourada. Quase queima. Mas quase. Retiro os pães da frigideira e com eles ainda quentes passo um alho por sobre uma das faces. Não é um patê de alho, é um dente inteiro que é passado no pão. De imediato já sentimos o odor do alho bem leve. Poucos segundos depois resta no pão somente aquele traço de alho que faz uma diferença e tanto nas bruschettas. 


O pimentão deve estar sem pele. Para isso, deixamos literalmente o pimentão no fogo. Digo, diretamente no fogo. Perdi um bom tempo tentando isso na frigideira, mas não dá certo. É no fogo mesmo. Esqueça ele lá, mas vire de vez em quando. Não se preocupe. Vai queimar, vai tostar, vai ficar tudo preto. E vai sujar demais o fogão. Mas funciona. Depois, em uma tábua, com as mãos ou uma faca, retira-se toda a pele queimada (é horrível, e faz muita sujeira). Pode-se fazer uns "filés" com o pimentão e, após, e sem as sementes, cortá-los em filetes é uma boa idéia. Reservo.


O aspargo deve estar limpo. Para as bruschettas, cozinho os aspargos na água sem sal por 15 minutos. Após, descasco com um pelador um pouco da base do aspargo. Aqueço a frigideira - sem óleo, sem azeite, sem nada - e tosto os aspargos até ficarem ligeiramente queimados. Acrescento azeite, pimenta do reino e sal moídos na hora. Mexo. Reservo.


O chancliche é simples. Produção da Laticínios Presidente, de Guaxupé-MG. Com um garfo amasso o chancliche, acrescento azeite, pimenta do reino e sal moídos na hora. Mexo. Reservo.

O tomate pode ser marinado no vinho tinto com açúcar. Deixa bastante saboroso e ligeiramente adocicado. Combina maravilhosamente com o parmesão e o manjericão. É claro que para essa bruschetta abuso do azeite na finalização. 

Passo à montagem de cada um, e, sem demora, deliciamo-nos com essas torradinhas deliciosas!!! 


E agradecimentos ao Chef TV. 

A produção (ainda) é horrível, mas as receitas são muito boas!!! 









Um comentário:

Unknown disse...

Má.... tenho tenho assistido ä Cheftv.... e, de fato, a produçáo é de chorar.... mas a intençáo é ótima.... vai demorar um pouco para chegar ä supremacia do FoodTv, mas.... vamos dar um crédito....
E como vocês sáo animados.... domingo, com esse calor.... SUJANDO O FOGÁO COM O PIMENTÁO.... é muito amor ä arte....
Estou adorando as suas incursóes gastrônomicas.... falta você nos convidar um dia pra comprovar.... sua madrinha disse que até contribui com um prato!!!!! Uma ótima semana pra vocês e até sábado! bjs.