domingo, 29 de agosto de 2010

Fantasmas da Culinária do Passado: Tajine de vitela com ameixas e gergelim

Tajine de vitela com ameixas e gergelim

  Essa foi uma receita - novamente dos livros Larousse, o "A cozinha marroquina" - que fiz tempos atrás. É uma receita de sabor adocicado, na qual a vitela pode ser substituída pelo frango.

  Os grãos de gergelim ao final da preparação dão um toque crocante e as amêndoas e o mel deixam um paladar e uma textura aveludado e doce. Foi uma grande surpresa o sabor e a beleza desse prato.

  Vamos a ele.
 
- 2 cebolas
- 800 g de músculo de vitela (ou frango) em cubos
- 200 g de ameixa seca
- 100 g de amêndoas picadas
- 30 g de manteiga
- 1 pau de canela
- 1 colher de canela em pó
- 1/2 colher de café de gengibre moído
- 1 pitada de pistilos de açãfrão amassados
- 2 colheres de sopa de mel
- 50 g de grãos de gergelim

  As cebolas poder ser excluídas da preparação, ou a quantidade pode ser reduzida. Bem, corte-as em rodelas. Deposite a metade no fundo de um tajine refratário (eu não tenho um, e utilizei mesmo uma panela). Adicione os pedaços da carne, as especiarias, a manteiga e o azeite. Cubra com água até a altura da água. Deixe cozinhando em fogo médio com a panela refratária tampada por volta de 1 hora, mexendo de quando em quando. Aos poucos, o caldo começa a se preencher de odores deliciosos. É visualmente fantástico acompanhar a preparação desse prato.

  Enquanto cozinha a carne (ou o frango), douro os grãos de gergelim a seco em uma frigideira. Reserve.

  Quando a carne estiver cozida, retire-a do tajine e reserve. Retire a canela.

  Coloco a cebola restante (pode ser excluída), acrescento as ameixas, as amêndoas picadas, o melo e 3 colheres de sopa de água. Misturo e deixo cozinhar com a tampa, em torno de 15 minutos, até que o molho fica aveludado. Recoloco a carne e deixo cozinhar por mais 10 minutos.

  Coloco em um tajine para servir (se Você tiver um, pois eu não tenho), e salpico os grãos de gergelim e sirvo bem quente.

  Confesso-lhes que das duas vezes que preparei essa receita tive o prazer de experimentá-la com e sem as cebolas. Ou melhor, da primeira vez, coloquei 1/4 da cebola, e praticamente irreconhecível de tanto picá-la. Preferi dessa primeira vez, pois ficou menos picante e mais suave. Talvez, é claro, eu tenha errado em alguma outra etapa. Mas de objetivo essa foi a diferença entre ambas as preparações.

 Agora, o depoimento de R. ao vivo, aqui ao meu lado, e sem revisão:

"Da primeira vez que M. fez esse prato, ficou tudo sensacional. Um perfume delicioso. Uma apresentação bonita, e sabores magníficos. Da segunda vez, ele quis melhorar o prato, e acrescentou um ingrediente que eu disse para não acrescentar. E aí, ficou bom, mas não como da primeira vez. Não! Eu lembrei! Da primeira vez ele tinha feito a cebola batida, e da outra em pedaços. Então, eu voto pelo método utilizado da primeira vez, que foi bater as cebolas, e não deixá-las em fatias. Essa é a minha sugestão."

 

Nenhum comentário: