quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Salada de Salsicha Cervela e Queijo

Desde o final das férias (faz tempo) temos experimentado algumas receitas do nosso novo The Swiss Cookbook, da Editora Betty Bossi Verlag AG. Esse livro é bem legal, porque além de ser encadernado em espiral, ele indica três categorias de pratos: clássicos suiços, novas interpretações de clássicos suiços, e nova cozinha suiça usando ingredientes suiços frescos.

Passou a ser nosso guia para a cozinha suiça da qual, até então, só conhecíamos poucos pratos, sendo os principais o Fondue, a Raclette e as Batatas Rösti.

Com felicidade descobrimos que de muitas outras coisas é feita a cozinha suiça. Muitas e muito variadas. Há uma influência natural de três grandes escolas gastronômicas, a alemã, a francesa e a italiana. Talvez aliado a isso e a posição geograficamente peculiar tenha produzido uma culinária bastante interessante.

Testamos algumas receitas.

Vou mencionar uma bastante simples que já experimentamos três vezes.

É a Salada de Salsicha Cervela e Queijo.

Para a salada, um punhado de folhas de alface americana ou outra qualquer, 200g de queijo Appenzell (difícil de encontrar, usei o Ementhal, mas não recomendo) cortado em cubos de cerca de 1cm, 1 pequena cebola cortada em anéis. 4 salsichas cervela. Retire a pele após cozinhar, cortadas no sentido do comrimento à metade e fatiadas. Misture tudo em uma saladeira.

Para o molho, precisamos de:

1 colher de chá de mostarda (usei a mostarda de dijon com mel)
3 colheres de sopa de vinagre de ervas (usei menos, e vinagre de cidra)
4 colheres de sopa de óleo de girassol (azeite?)
1 colher de sopa de maionese

As proporções acima são as originais. Mas eu optaria por acrescentar e mexer com um fuet aos poucos, para adaptar ao paladar. Sal e pimenta.

É isso.

É rápido e saboroso!

Nenhum comentário: