Os dois contos seguintes são: "A Aventura do Apartamento Barato" e "O Mistério de Hunter's Lodge".
No primeiro, Hastings e Poirot se envolvem em um roubo internacional de documentos secretos de guerra. Hastings é apresentado como um "decifrador de mistérios" que, a rigor, não decifra absolutamente nada. Começo a ficar com a impressão de que nessas históriais iniciais, Agatha usava o Hastings - mero coadjuvante - para que pudesse mostrar a todos as qualidades de Poirot. Ele - o Capitão - não ajuda em absolutamente nada, e, ao contrário, muitas vezes só atrapalha.
Aqui, investiga-se o "estranho" mistério de um apartamento que estava sendo sublocado por algo como 1/10 do valor original da locação. Em um jantar, esse assunto foi comentado a Hastings. Um casal de conhecidos, os Robinsons, haviam conseguido esse apartamento. O curioso era que um outro casal conhecido, pouco antes, havia se dirigido ao imóvel e foram informados que o apartamento estava ocupado. Foi aí que - durante o jantar - Hastings, o "decifrador de mistérios", foi indagado. Qual sua opinião? Bem, o outro casal certamente teria errado o número do apartamento. Simples e lógico.
Desconfiado de suas próprias conclusões, Hastings indaga Poirot sobre isso. Por diversão, Poirot se interessa pelo caso e, pouco tempo depois, já tem uma teoria. Como não tinha nada melhor para fazer, decide se dedicar ao mistério do apartamento barato.
Logo, Poirot e Hastings vão ao imóvel e fazem perguntas ao Porteiro. A principal delas, que leva à confirmação de sua teoria. Há quanto tempo os Robinsons moravam no imóvel. Seis meses foi a resposta. Eh bien, diria Poirot, isso é estranho, pois o imóvel havia sido sublocado apenas há alguns dias.
Então, Poirot aluga um outro apartamento no mesmo imóvel, e decide investigar.
Começa, então, a fazer associações que o levam a descobrir toda a trama.
Existiam dois casais Robinsons. Um deles era americano, e estava envolvido com o roubo dos documentos. Eles haviam sublocado a outro casal "Robinson". Descoberta a trama, bastou telegrafar à polícia. Caso encerrado.
No conto seguinte, Hastings tem a oportunidade de conduzir diretamente a investigação. Poirot está com febre - no inglês há um trocadinho ótimo sobre isso - e Hastings vai a campo. E, mais uma vez, Poirot tem a oportunidade de exibir todas as suas qualidades cerebrais. Mesmo febris, suas céluas cinzentas funcionam, e muito bem! Comento sobre ele depois!
Nenhum comentário:
Postar um comentário