terça-feira, 15 de março de 2011

Creme de Amêndoas com calda de cenoura e damasco

Creme de Amêndoas com calda de cenoura e damasco

 A estranheza do título desse doce e, principalmente, da mistura entre cenoura e damasco realmente não faz jus à satisfação em prepará-lo e em saboreá-lo.

 Neste final de semana tentei mais algumas receitas do meu The Swiss Cookbook. Em particular, destaco essa receita que representa uma "nova interpretação" de um clássico da cozinha suiça, que é o bolo de cenoura de Aargau.

 Esse bolo é outra experiência fantástica. Nos mercados suiços é muito comum comprá-lo pronto e devidamente enfeitado. Essa, aliás, é a graça desse bolo: o enfeite de marzipã em formato (e nas cores) de uma cenoura. Enfim, é um bolo de cenoura glaceado. Delicioso!

Mas vamos ao creme.

Como se vê na foto, é uma espécie de manjar, mas feito de amêndoas e leite. Vamos precisar de:

600 ml de leite
100 g de amêndoas picadas, moídas, quase em pó (passei as minhas no processador)
4 colheres de sopa de açúcar (quando refizer a receita, vou colocar um tiquinho menos de açúcar)
4 folhas de gelatina hidratadas em água fria por cerca de 5 minutos, e espremidas.

Pego o leite, aquecendo-o em uma panela até ficar morno. Acrescento as amêndoas. Mexo com uma vara de arames até ficar completamente misturado. Acrescento o açúcar. Reduzo o calor e continuo a misturar tudo por cerca de 10 minutos. Removo do fogão. Acrescento, em seguida, a gelatina. Utilizei a gelatina poucas vezes. É sempre um espanto ver como ela se dissolve.

O creme está pronto.

Ele precisará de 4 horas, pelo menos, no refrigerador. Para isso, separo uma forma de pudim - ou formas pequenas individuais, como na foto. Essas formas precisam estar molhadas internamente com água muito fria. Não me perguntem o motivo. Só li essa orientação na receita depois...

Enquanto espero, preparo a calda de cenoura e damasco.

Vou precisar:

- 150 ml de suco de cenoura (nunca, na vida, vi suco de cenoura no mercado. Preparei de um modo caseiro: cozinhei a cenoura, peguei alguns pedaços cozidos, e bati a água e esses poucos pedaços no liquidificador; coei e obtive o meu suco...)
- 3-4 colheres de sopa cheias de geléia de damasco
- 1-2 colher de sopa de kirsch (usei pisco que ganhei do meu sogro por esses dias... mas qualquer destilado deve servir)
- 2 colheres de chá de farinha de milho
- 1 a 2 cravos
- 1 pitada de canela em pó.

É simples. Misturo tudo em uma panela no fogo até ferver. Deixo por cerca de 5 minutos e/ou até obter a consistência desejada. Reservo.

Para servir, é só montar igual à foto. Fica realmente bom, e é absolutamente simples.

R. adorou!

Nenhum comentário: