sábado, 13 de fevereiro de 2010

A aventura do “Estrela do Ocidente”.

 

Esse é o primeiro conto do livro “Poirot Investiga”. Novamente o Capitão Hastings é o narrador desse pequeno conto no qual Poirot ajuda a solucionar o caso do roubo de dois diamantes.

 

A Sra. Mary Marvell, esposa do ator americano Sr. Rolf, procura Poirot para aconselhar-se sobre três cartas que havia recebido ameaçando-a com o roubo de um diamante, o Estrela do Ocidente. Esse diamante havia sido adquirido por seu marido por um décimo do valor, segundo dito por ele.

 

Pouco depois desse encontro, Poirot sai, e Hastings recebe sozinho a Sra. Yardly, que é persuadida – essa é a chave do conto – por Hastings de que teria recebido também cartas que ameaçavam o roubo de seu próprio diamante, o Estrela do Oriente. Hastings sente-se triunfal até que percebe que não avança absolutamente sozinho.

 

Os casais iriam se encontrar. O Sr. Yardly, com dívidas mas proprietário de uma das mais tradicionais propriedades inglesas, hesitava em alugá-la para o Sr. Rolf para servir de locação para um futuro filme. Iriam discutir esse tema. Em meio a isto, o Sr. Yardly tenciona vender o diamante.

 

Na noite em que receberia o emissário do suposto comprador, ocorre o roubo do diamante da Sra. Yardly – com Poirot presente. No dia seguinte, ocorre o roubo do diamante da Sra. Mary. Horas após Poirot aparece na presença do Sr. Yardly com o diamante, com uma história de que ele teria forjado o roubo do diamante da Sra. Yardly, para proteger-lhe como havia prometido.

 

A Sra. Mary fica sem o seu diamante.

 

Finalmente, Poirot abre o jogo para Hastings: tudo combinado.

 

Poirot soubera de um ligeiro affair entre o Sr. Rolf e a Sra. Yardly. Ela foi chantageada por ele e acabou entregando-lhe seu próprio diamante, o “Estrela do Oriente”, pondo uma réplica no lugar. Agora, com a possibilidade de venda, o Sr. Rolf se compromete a restituir o diamante à sua legítima proprietária, e juntos armam os roubos.

 

No final, Hastings é ridicularizado por Poirot e fica bravo: “Está tudo muito bem, mas você me fez bancar o idiota! Do princípio ao fim! E não importa que tenha explicado toda a história depois! Há um limite para tudo!

 

O próximo conto é “A tragédia de Marsdon Manor”.

 

 

 

Nenhum comentário: